sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PERSONALIDADE ?


O mapa é um instrumento que oferece caminhos que facilitam a chegada a um determinado objetivo. "Mapear" uma pessoa seria uma forma de entendê-la.

Entre os 15 e 25 anos, o indivíduo deixa de ser criança e torna-se um adulto. É uma fase de escolhas e, assim, de definição da personalidade.

Uma "mapa" desse processo contaria com algumas perguntas:

. idade ?

. mora com os pais ?

. escola ?

. opção sexual ?

. drogas ?

IDADE ? É importante saber se na fase de transição a pessoa já possui a chave para entrar no mundo dos adultos, ou seja, se já completou 18 anos. Isso afeta as suas relações com os outros e consigo mesmo.

MORA COM OS PAIS ? Trata-se de uma questão fundamental, pois ela define, pelo menos teoricamente, o margem de ação do indivíduo. Em outras palavras, a independência é problemática se ainda se ouve algo como: "o dia que você morar na SUA casa, você define as SUAS regras... enquanto morar aqui... blá blá blá..."

ESCOLA ? Qual é a sua turma? O adolescente precisa de turma para enfrentar a tal fase. Nem sempre ele escolhe... algumas vezes é escolhido... Mas, existem diferenças, por exemplo, daquelas meninas que se sentem bem como "patricinhas" - aquele modelo "cheerleader" - e de outras que gostam de coisas consideradas "alternativas", como heavy metal e tatuagens...

OPÇÃO SEXUAL ? Hetero... homo... bi... trans...

DROGAS ? Contra? Usa? Que tipo?

A partir das respostas seria possível identificar a personalidade do indivíduo e até dizer os prováveis caminhos que ele escolheria na vida.

Não é algo definitivo, óbvio. Mas saber um pouco sobre o outro não atrapalha relação alguma, pelo contrário, ajuda o convívio social e a busca pelas respostas dos problemas do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.