segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PROSTITUTAS E FEMINISTAS

Na primeira metade da década de 1980, eu era fã das idéias de Rose Marie Muraro e, ao mesmo tempo, achava gostosa a modelo Xuxa. As duas foram convidadas para participar, na época, de um programa na televisão. Era um programa do Ziraldo, o que significava uma tendência favorável para o machismo e não para o feminismo.

Conscientemente, eu não estava dividido entre os dois "movimentos". Ao contrário, achava que era possível gostar de uma mulher inteligente e de uma mulher bonita. Mais do que isso, sempre acreditei que seria possível a mesma mulher ser as duas coisas.

Me relacionei sexualmente com vários tipos de mulheres, além das inteligentes e gostosas, fiquei com as (muito) mais velhas, com as (muito) mais novas, altas, baixas, magras, gordas, brancas, negras, japonesas, loiras, morenas... Participei de longos relacionamentos assim como de "menáge a trois" e de "one night stand". O único preconceito que eu tinha quanto às mulheres era pagar por sexo. Resolvi esse problema recentemente...

Isso me lembra uma citação do político Fernando Gabeira:

"A Gabriela, que era líder das putas no Rio, sempre votou em mim. Uma vez eu participei de um encontro nacional para discutir os projetos. Discutimos as divergências com o feminismo, que é contra a atividade delas e que quer acabar com a prostituição. Já as prostitutas querem apenas trabalhar com dignidade, e aí a minha posição é com elas." (Playboy, Julho 1995, p. 52-52)

Não sei se essa divergência entre as prostitutas e as feministas seria importante hoje em dia. Parece mais um debate antigo - o que não significa que tenha sido resolvido.

Bruce Willis, numa de suas entrevistas para a Playboy (Março 1996, p. 36), foi bem sincero:

"Se você for heterossexual e honesto, deve admitir que a primeira coisa que lhe vem a cabeça quando vê uma mulher é: 'Ei, eu gostaria de transar com ela.' Você não pensa em engravidá-la, em ter uma ninhada de macaquinhos com ela, mas o instinto primitivo está lá: 'Mmm... Vou pegar você... e mais você...' "

Como negar o óbvio? Claro que esses dois adjetivos - heterossexual e honesto - associados a um mesmo homem parecem contraditórios. Se um homem quer ficar com várias mulheres, ele não poderá ser um cara honesto... Provavelmente, Bruce Willis referia-se ao fato dele ser "honesto com ele mesmo" ...o que implicaria em "ser desonesto com elas". Isso me lembra outra citação:

"Vocês não vêem que o essencial do mito feminino de Don Juan é que ele as tem uma a uma?" (Lacan, Seminário - Mais Ainda, p. 19)

Em suma, o homem, para ter todas as mulheres, precisaria mostrar para cada uma que ela seria especial. Trata-se, claro, de um mito, assim como a idéia do "príncipe encantado", ou seja, que a mulher encontraria todas as qualidades num mesmo homem: trabalhador, sensível, honesto, protetor, bom amante,  pai atencioso...

Mulheres e homens: instintos e desejos de sexos diferentes... Fazer o quê? "Amor" para as mulheres... "Sexo" para os homens... ou... numa única palavra: "fuck" (conclusão da personagem de Nicole Kidman no filme "Eyes Wide Out").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.