sábado, 6 de agosto de 2011

S & M: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E PEDOFILIA

Estela Welldon analisa a diferença entre o sadomasoquismo e a violência doméstica. Na sua opinião:

"(...) a mulher se identifica com o agressor (o seu parceiro) e volta a agressividade para o filho, que passa a ser o membro frágil da família e alvo 'conveniente'para a expressão de hostilidade, agressividade e até violência sexual. Esse desfecho é diferente do sadomasoquismo, em que existe um roteiro predeterminado que pressupõe segurança da situação." (Sadomasoquismo. RJ: Relume Dumará, 2005, p. 52 e 53)


Assim, a violência doméstica pode ser causada por pedófilos. Se no caso do sadomasoquismo existe "um roteiro predeterminado" combinado entre dois adultos, naviolência sexual (doméstica) ocorre um processo diferente na medida em que isso é feito por adultos que abusam sexualmente de bebês e crianças que não podem se defender. Para a violência sexual acontecer dentro do ambiente familiar, precisa contar com a conveniência da mãe ou de sua incapacidade de perceber o óbvio. Esses bebês e crianças terão dificuldades em tornar-se adultos saudáveis. 


Os pedófilos são covardes e, com razão, não são aceitos pelos outros indivíduos. São condenados na sociedade e, quando são finalmente presos, são hostilizados em prisões e presídios. Vivem com medo de serem denunciadosEsperam a proteção de um suposto vínculo familiar.


Nem na Grécia Antiga, em que era admitida a relação sexual entre um adolescente e um homem, era permitido o abuso de crianças:


"Ésquines diz que se quis mostrar, ao proibi-la até mesmo com relação aos escravos, o quanto era grave a violência quando ela era dirigida às crianças de boa origem." (Michel Foucault, O uso dos prazeres, R.J.: Graal, 1984, p. 191)


É comum ver pedófilos em presídios afirmar que são pessoas doentes. O problema é que eles  falam isso depois de serem presos! Se fossem  realmente sinceros, teriam procurado ajuda psicológica ao invés de atacar crianças indefesas.


Os pedófilos passam despercebidos na sociedade pois, além das ameaças às suas vítimas, são cordiais com os outros adultos. Por isso, aliás, a maioria diz, perplexa, que não imaginava que "aqueles indivíduos tão educados pudessem fazer coisas tão terríveis." A expressão popular "a casa caiu" funciona na prisão dos pedófiloscom a utilização da denúncia anônima


De fato, fingir que não existe violência doméstica gera problemas para todos, os agressores, os omissos e as vítimas. Os agressores vivem sob o medo de serem denunciados. Os omissos sentem-se responsáveis e para não ver ou esquecer do que viram, apelam, por exemplo, para as bebidas alcoólicas ou para as drogas. Asvítimas podem também tentar esquecer, mas, em algum momento, os traumas sofridos aparecem em forma de doenças como anorexia, bulimia ou depressão, que podem estar (ou não) associadas ao sadomasoquismo e ao suicídio.


O que eu escrevi em outros artigos vale neste contexto:


" (...) as frustrações, como destaca Freud'perturbam  a alimentação, as relações sexuais, o trabalho profissional e a vida social' e geram 'casos graves de neuroses', que com o passar dos anos, podem aparecer como AVCs ou ataques do coração. Em suma, parece que as escolhas da maioria para lidar com os traumas -beber para esquecer ou fingir que a culpa do problema está no outro - só pioram um quadro complexo de abusos sofridos principalmente na infância."


Algo que amenizaria o sofrimento dos envolvidos em  violência doméstica, especialmente em casos de pedofilia, poderia ser o uso da denúnciaSe ela é feita, fica mais fácil para as autoridades punirem os culpados. Quando ela não é feita, resta esperar que a culpa e o medo da prisão angustiem suficientemente os culpados por ataques contra pessoas indefesas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.