segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EROS


Para Freud, Eros era mais do que de sexo, estava relacionado ao desejo de vida.
Na visão de Nicole Abel-Hirsch (Eros, p. 8-9):

"Eros é a idéia de uma força que 'liga' os elementos da existência humana - fisicamente, pelo sexo; emocionalmente, pelo amor; e mentalmente, pela imaginação.
(...) Uma idéia que exploramos neste livro é a de que não pode existir a ligação (união sexual, emocional ou intelectual) sem alguma forma de amor. 
É claro que existe penetração sem amor - a pedofilia o comprova -, mas não é a mesma coisa que uma relação sexual."

Na visão de Abel-Hirsch, uma relação sexual pressupõe um respeito entre os envolvidos, deve existir uma espécie de ética do amor. "Sem isso, não há 'dois' que se possa ligar numa cópula." (p. 9)

O que motiva o interessa sexual é a atração. Entretanto, só isso não basta para manter um relação. É necessário que exista, além do contato físico, um envolvimento emocional e intelectual.

No filme "Henry & June", um personagem diz para a esposa: "você se apaixona pelas mentes das pessoas" ("you fall in love with people's minds"). Nesta perspectiva, a atração física pode ser importante num primeiro contato, mas a inteligência seria fundamental para manter uma relação amorosa.

Um comentário:

  1. Acho que isso explica o fato de eu sempre me apaixonar por garotas inteligentes demais que me atraem pelo intelecto, bem como também pelo físico e outros atributos claro. Só que pelo fato de eu não ser tão assim, inteligente como elas, elas logo me descartam... Eu acho que vou começar a procurar umas mais "meu nível mesmo"...

    É isso!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.