sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CAUSA E EFEITO

Algumas pessoas acreditam que "aqui se faz, aqui se paga". Existiria uma espécie de "lei natural" que puniria os erros de um indivíduo, com base nas premissas de causa e efeito.

De fato, muitas pessoas que comentem crimes são presas e punidas. Para entender esse processo, seria interessante lembrar uma citação de John D. Biroc:

"The fear of chaos invites more chaos."

 Sim, o medo de algo - como o caos da citação - aumenta a possibilidade desse temor tornar-se realidade. Quem faz algo errado ou comete um crime, vive em constante medo de ser preso. O incômodo é tal que ser mesmo preso pode aparecer como uma alternativa inconsciente para o problema. É a mesma dinâmica do indivíduo que se envolve sempre com as pessoas "erradas" e, depois, não entende por que aquelas relações não deram certo.

Assim, o criminoso é punido não porque isso seja uma "lei natural". Por causa do medo, ele acredita que será punido. Não importa se o seu ato seria aceito numa sociedade e recriminado em outra. Antes de mais nada, ele aceita aquela culpa e acredita, ingenuamente, que infringiu uma "lei da natureza". Merece ser punido - tanto pela postura anti-ética como pela própria alienação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.