domingo, 16 de novembro de 2014

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS & DRs

Uma vez, numa entrevista, o Frank Miller afirmou que não compreendia por que um super-herói namoraria uma garota simples (deu o exemplo do casal Superman e Lois Lane).
Achei razoável a argumentação de Miller e gostei mais ainda da criação de Elektra Natchios – com os seus poderes de ninja – e o interesse que causou no Daredevil.
Entretanto, pretendo (aqui) escrever sobre outra história: “Planejamento A Longo Prazo” (Marvel 108, Dezembro 2010) ou como aparece na capa da edição brasileira: “Sorte no Amor com a Gata Negra!”
Após enfrentar crises amorosas e brigas com duas garotas ao mesmo tempo (uma terceira chega no final mas evita entrar no tumulto), o Homem Aranha descobre que estaria vivendo toda a confusão por causa da Gata Negra, com quem teria tido um caso. Os dois precisam se unir para resolver um grande plano do vilão Diablo. O melhor, contudo, são os diálogos, as ironias e as explicações do caso amoroso durante a aventura contra o Diablo. A Gata Negra massacra o Homem Aranha assim como qualquer mulher inteligente (e ressentida) faria com qualquer homem.
Em uma de suas falas, a Gata Negra constata: “você também costuma fugir de mulheres fortes.”
Mais na frente, aparece o que poderia ser uma justificativa do Homem Aranha: “se você está brava por qualquer coisa que eu fiz... Desculpa, eu sou um canalha. Todos os homens são.”
As duas observações são verdadeiras: os homens são canalhas e não gostam de lidar com mulheres fortes. São obviedades, mas elas ganham “um tom especial” no meio da aventura de uma história em quadrinhos.
Diante do Diablo, numa daquelas lutas fantásticas, a pergunta que o Homem Aranha faz para a Gata Negra é: “eu fui bom de cama contigo?” A resposta vem na hora: “se você não fosse tão bom de cama, seria um idiota completo.” Na prática, no meio da briga dos dois contra o Diablo, tratou-se, claro, de um elogio.
Um pouco depois, já num momento de “Discutir a Relação” (DR) – andando sobre os prédios de Manhattan -, o Homem Aranha desabafa:
“A mulherada enlouqueceu! Ou é só impressão minha? Fala sério!! Porque todas as mulheres da minha vida surtaram...
[Para a Gata Negra] você me deu um é na bunda porque não gostava do que tinha embaixo da máscara. Você queria que tudo fosse um joguinho enquanto eu estava a fim de dar o próximo passo! ‘Cumé’ que virei o vilão da história?”
O Homem Aranha revela (aqui) por que todo homem foge de DR. É simples. É por incompetência mesmo. Primeiro, ele revela que não se envolve só com uma mulher (“todas as mulheres da minha vida surtaram”). Em segundo lugar, ele reclama que ela queria só sexo e só o deseja “com a máscara”, ou seja, ela não estaria interessada no verdadeiro homem que existiria por trás do super-herói. Ele ainda, em terceiro lugar, reclama que ele desejava que a relação fosse algo sério e não só mais um “joguinho”. Por último, quase como em toda DR, o Homem Aranha tenta se apresentar como vítima com a tal pergunta de como tornou-se “o vilão da história”.
Todo discurso do super-herói caiu no vazio diante da sedução da Gata Negra. Ao invés de dar seguimento a DR, a Gata Negra o toca, seduz... até que eles terminaram a primeira parte da história com um apaixonado beijo na boca.
E pensar que existe gente que acredita que histórias em quadrinhos seriam só para crianças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.