segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MAGIA

O ritmo de "Sympathy For The Devil" foi influenciado pelo samba, que Jagger e Richards conheceram em sua visita ao Brasil. A letra é excelente:. a formalidade do início, os eventos históricos e, no final, a revelação do nome do sujeito. É interessante que os Rolling Stones não insistiram na fórmula e nem em coisas associadas ao ocultismo. 
 
O Black Sabbath, por exemplo, construiu a sua história a partir desta ideia, mesmo os seus membros não sendo ocultistas. Na verdade, eles queriam que a música e as letras do grupo tivessem o impacto parecido ao que os filmes de terror causavam. Nem todos entenderam a mensagem do grupo desta maneira.
 

Os músicos do Led Zeppelin, especialmente o Jimmy Page, não escondiam a simpatia pelo ocultismo. Apesar de influenciar algumas letras da banda, Robert Plant tratou de outros temas nas músicas do Zeppelin. Cada álbum era diferente e eles tocavam diversos estilos, incluindo o "folk" e o "blues".
 

Ao longo da história do rock, o ocultismo acabou associado ao heavy metal e aos estilos parecidos. O som pesado parecia adequado. Entretanto, não pode deixar de ser levar em conta que, na sua origem, na década de 1950, o rock era tido como a "música do diabo". Certamente, a dança, considerada sensual, na época, e o sentimento de rebeldia dos jovens devem ter contribuído para o rótulo. 

Contudo, algumas décadas depois, o rock não assusta mais. Ao contrário, foi incorporado na indústria cultural e seus líderes, antes rebeldes, passaram a receber condecorações da rainha da Inglaterra, como "Sir" Mick Jagger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.