terça-feira, 11 de novembro de 2014

LED ZEPPELIN 1972-1975

Assistindo ao “Live in London 1972 until 1975” do Led Zeppelin.
Trata-se do tipo de DVD que pode ser encontrado em qualquer loja mas que, na verdade, é um pirata. Essa prática (já comentei aqui) é muito comum na Itália (sobretudo com os CDs).
A qualidade do DVD não é perfeita, claro. Se for pensado o padrão da década de 1970, porém, é uma verdadeira obra de arte.
Quem conhece a história do Led Zeppelin, a atuação do Peter Grant nos bastidores, os simbolismos nas roupas e nos instrumentos, bem, é realmente um documento histórico que representa um período.
O Robert Plant daquela época não é o chato que insiste em falar mal do Led Zeppelin atualmente, Aliás, ele é um dos destaques do show porque ele conversava bastante nos intervalos das músicas, ouvia os comentários dos músicos e do público, interagia, sorria, respondia e continuava no que tinha intenção de comentar.
Os comentários eram sobre as músicas, quando foram criadas, a influência de John Bonham num som que assumia formas diferentes até chegar ao que seria o produto final.
Jimmy Page era o centro do show, claro, mas não havia conflitos de egos, os quatros músicos sabiam o que deveriam fazer e pronto.
Parece que em Londres os músicos ficavam tranquilos sem a pressão das longas “tours” nos Estados Unidos (onde estava o dinheiro). Na Inglaterra, parecia que estar em casa influenciava o astral do grupo.
Aliás, todas das histórias de violência, selvageria, estupros e excessos com drogas tinham como cenário os Estados Unidos e a saudade que os músicos sentiam de suas fazendas e daquele ritmo de vida.
Enfim, o DVD é muito bom e representa bem o que foi o grupo período (1972-1975).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.