quarta-feira, 13 de julho de 2011

O DESEJO DE SER INFELIZ

Algumas pessoas gostam de sofrer. Não são necessariamente masoquistas sexuais. Gostam de ser rejeitadas. De uma maneira inconsciente, torcem para que o relacionamento com o outro fracasse. Precisam ser infelizes.

Para entender tal comportamento, é preciso analisar a infância do indivíduo. Aqui está a chave. Sofrer (ou presenciar) abusos significa formar adultos problemáticos. Quem passa por essas experiências tende a esquecê-las, mais do que isso: precisa efetivamente esquecê-las.

O esquecimento é uma forma de alienação que não resolve o problema. A dor é adiada. O incômodo não desaparece. Com o passar dos anos, ele aflora nas relações da pessoa com os pais, namorados ou mesmo filhos. O segredo da infância torna-se uma grave doença na vida adulta. Na medida que esse segredo é compartilhado por outras pessoas, sobretudo membros de uma mesma família, a dificuldade de assumir o erro é ainda maior.

Assim, muitos não entendem por que se envolvem sempre com "as pessoas erradas" ou por que todos os seus relacionamentos tendem ao fracasso. Existe uma espécie de "desejo de ser infeliz". A resposta, portanto, está no indivíduo e no seu passado. Basta saber se ele está disposto a entender isso e a tentar mudar esse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.