sábado, 23 de julho de 2011

CORDIALIDADE

Foi dito que eu tinha uma voz agressiva. Não era a minha intenção. Isso nem expressava necessariamente o que eu sentia no momento. Foi interessante descobrir esse meu lado, pois quase sempre tentei cordial e educado. No meu lado racional, procuro ser um cavalheiro. Para compensar, claro, nos meus sonhos torno-me um ser agressivo e sem controle. Quanto mais cordial acordado, mais violento fico nos sonhos. Talvez seja um equilíbrio da condição humana.

A história da minha vida lembra um pouco uma frase que ouvi numa série de TV: "I am a pathological people pleaser." Provavelmente eu levei a sério demais o lema cristão de "amar o próximo como a si mesmo." Não faria com uma pessoa algo que não gostasse que acontecesse comigo. 

De uma maneira pouco saudável, essa postura leva a ilusão de que todos pensam e agem assim. Aqui começam os problemas. Após um longo tempo, você que é minoria. Pior, que faz aquilo não para agradar o outro e sim porque você acha certo. Não seria uma estratégia de dominação, ao contrário, você acredita emocionalmente que deve ser daquele jeito.

As coisas pioram quando você olha ao seu redor e vê o mundo em que vive: uma sociedade individualista, consumista, imediatista e superficial. Imagina, como naquela música do John Lennon, que as coisas podem melhorar. De fato, pioram. Lembra da frase do jornalista Paulo Francis, quando ele pensava no mundo em que vivia: "eu estou tecnicamente morto." Em outras palavras, esse mundo não me diz respeito... O que fazer se as pessoas não entendem os seus valores e as suas idéias? Deixar para lá, como fazia Nelson Rodrigues, ao dizer que não seria "(...) culpado da burrice humana; aliás 99% da criatura humana é imbecil." Talvez ser cínico e irônico? Não sei. Talvez (sempre talvez) seja por isso que as drogas - no sentido geral do termo, incluindo tanto as legais como as ilegais, tanto as "ideologias" como os placebos -sejam tão necessárias para a sobrevivências das pessoas civilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.