sexta-feira, 15 de julho de 2011

DIA DO HOMEM - 15 DE JULHO

Existem datas comemorativas sobretudo para, de um lado, lembrar daquelas pessoas ou categorias que sofreram injustiças - como o Dia do Trabalhador e o Dia da Mulher - e, por outro lado, num ponto de vista conservador,  para reforçar mitos e tradições - como, por exemplo, o Dia da Independência. O Dia do Homem, que será comemorado no próximo dia 15 de julho, não poderia ser visto na primeira perspectiva, sobretudo numa sociedade machista como a nossa. 

No resto do mundo, a data é lembrada em 19 de novembro. Na Wikipédia, é dito que:

"Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos."

Certamente, a Wikipédia, com os seus textos mal elaborados, é uma fonte problemática, assim como a idéia do Dia do Homem. Alguém consegue imaginar "uma reunião de homens heterossexuais para combater o machismo"? Não é por acaso que não ocorrem passeatas ou comemorações em tal dia. Os homens não importam com isso. A maioria nem sabe que a data existe. E os que sabem, não se importam. Por quê deveriam?

São as mulheres que reclamam, muitas com razão, das injustiças de uma sociedade machista. Elas que reivindicam direitos de igualdade.

Os homens heterossexuais, em sua maioria, não se preocupam com os direitos dos outros - especialmente os das mulheres. Acreditam que o mundo seria como uma selva e valeria a lei do mais forte. Não choram. Não reclamam. Acham que essa história de comemorar uma data especial é discurso de vítima, de gay ou de mulherzinha. Partem do princípio que homem que é homem não dá bola para esse tipo de coisa. Preferem ver uma partida de futebol e tomar várias cervejas geladas. 

A questão, contudo, não é saber se os homens heterossexuais estão certos ou não. O problema está na invenção da Dia do Homem. Quem pediu isso? Quem leva a sério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.