sábado, 23 de julho de 2011

SONHO E REALIDADE

Para os neurocientistas, o sonho seria como um "organizador do cérebro". Para os freudianos, o sonho representa o desejo que não pôde ser realizado. É o lugar do inconsciente.

O sonho é diferente da fantasia, pois nele, assim como na vida, o indivíduo não tem controle do que pode acontecer. Isso o torna mais interessante. Se a vida não é "real", o sonho representaria outra "dimensão", que, assim, valeria a pena ser "vivida". 

Bobagem? O que importa são os fatos "reais" na vida de uma pessoa que encerram, necessariamente, com a certeza de sua morte?

Nesta perspectiva, sonho, fantasia e realidade aparecem como três dimensões que teríamos acesso. Nas duas últimas, há uma escolha, na medida em que o tempo que você gasta para fantasiar é o tempo que você gasta para viver. Viver é melhor.

Houve uma época que o "Second Life" fez sucesso. Fiz meu "avatar", mas nunca me empolguei com a idéia. Qual seria a graça de ir num bar virtual? Por favor. Não é algo que deve ser considerado.

Dormir é necessário. O sonho acontece. Ele revela desejos, mas muitos esquecem que ele existe em si, na sua própria dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.