segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRAUMAS NA INFÂNCIA E ADULTOS PROBLEMÁTICOS

Freud dedicou duas grandes obras para entender dois fenômenos essenciais ao ser humano: o esquecimento (Psicopatologia da Vida Cotidiana) e os sonhos (Interpretação dos sonhos).
Os dois mecanismos estão associados, ou seja, o que tenta se esquecer durante o dia, é "lembrado" no sono. O resultado imediato disto é a insônia.
O problema essencial é entender por que o indivíduo precisa esquecer de algo. Essa é a chave da questão. Ele quer esquecer um trauma, uma experiência negativa. Para tanto, inventa jogos racionais ou cria excessivas necessidades cotidianas para não pensar no problema. Basicamente, ele foge do que o incomoda
Resolve? Não. A experiência negativa aparece nos sonhos. Ele não se livra do problema. Com o tempo, a situação se agrava e o que ele gostaria de esquecer passa a atrapalhar o seu cotidiano.
Não resolve a busca por respostas rápidas, normalmente relacionadas ao uso de remédios. É necessário compreender a causa do problema. Para isso, é preciso enfrentar o passado. Deixar de fugir e fazer uma auto-crítica podem representar um bom começo. No entanto, não é um processo simples nem rápido. A psicoterapia pode ser fundamental para o sucesso deste exercício.
A causa normalmente encontra-se na infância. Acreditar normas sociais e em mitos só complica a situação:
"a visão estereotipada de que 'as mulheres são vítimas e os homens algozes' tem sido aceita na sociedade. O abuso sexual realizado por mulheres é em grande parte ignorado e negado por associações feministas por não condizer com a idéia de que as mulheres são o sexo explorado." (Estela Welldon, Sadomasoquismo, RJ: Relume Dumará, 2005, p. 69)
Já afirmei em outro artigo que as frustrações, como destaca Freud, "perturbam  a alimentação, as relações sexuais, o trabalho profissional e a vida social" e geram "casos graves de neurose," que com o passar dos anos, podem aparecer como AVCs ou ataques do coração.
Em suma, parece que as escolhas da maioria para lidar com os traumas - beber para esquecer ou fingir que a culpa do problema está no outro - só pioram um quadro complexo de abusos sofridos principalmente na infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.