quinta-feira, 14 de julho de 2011

A CULPA

Ainda hoje alguns cristãos, em datas comemorativas, usam o auto-flagelo como forma de redenção.

Em nome do cristianismo, na Inquisição, milhares de mulheres foram torturadas e queimadas vivas.

Quem participava das Cruzadas, uma guerra santa, busca o perdão divino.
Dor e culpa estão na base de um religião, que é hegemônica no mundo ocidental.
Tratar de dor e culpa sob esse olhar parece natural na visão da maioria. Entretanto, relacionar dor e culpa ao sexo aparece como uma aberração, que é conceituada como sadomasoquismo.

A culpa é uma estratégia eficiente no processo de dominação, seja do ponto de vista religioso como sexual.
Dever algo para o outro é submeter-se aos seus caprichos e ordens. Funciona numa relação com o grande público, as massas populares, ou numa relação particular, de um casal, por exemplo.

O essencial seria entender a origem da culpa. Em outras palavras, como auto-flagelo, tortura e guerra podem estar associados a uma religião cuja base seria "amar o próximo como a si mesmo"? Do ponto de vista de um casal, como explicar a relação de amor e ódio no cotidiano de um casamento?

Freud dizia que o indivíduo nasce também com um instinto de autodestruição. A culpa seria uma necessidade biológica ou uma construção social, inventada por uns para dominar os outros? Poderia ser as duas coisas?

De qualquer maneira, o certo é que não passa de uma manipulação ideológica o uso de termos - auto-flagelo, tortura e guerra  - que podem ser apresentados como  normais ou aberrações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.