quarta-feira, 22 de junho de 2011

COMO CONTROLAR O DESEJO?

O que leva um indivíduo a fazer algo?
1. Necessidade: a sobrevivência, conseguir alimentação e  moradia, por exemplo.
2. Motivação: a criação de uma fantasia, algo como adquirir um carro novo representaria maior sucesso com as mulheres.
3. Medo: o exemplo óbvio é o medo da morte, o que leva a pessoa a deixar de fumar, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.
Fazer algo é uma ação. Isso, num ambiente social, leva a uma reação. Viver em sociedade é incomodar o outro. Se a pessoa está feliz, incomoda. Se está deprimida, incomoda. Quem? Familiares, amigos, colegas de trabalho e assim por diante. Quem é incomodado reage. O resultado é o conflito. Disto, criamos os fatos, que podem ser bons para uns e ruins para outros.
Tudo isso ocorre num contexto "externo".
Internamente, cada pessoa enfrenta os seus próprios conflitos. Para ser breve, citando Freud, trata-se do id, ego e superego. Os conflitos que ocorrem no presente são influenciados pelos acontecimentos do passado, sobretudo da infância (Freud). Outras teorias afirmam que esses acontecimentos viriam de mais longe, de vidas passadas. Em suma, tudo ficaria na memória do indivíduo, mesmo que de forma inconsciente, e afetaria sempre as suas ações. Além disto, a pessoa nasce com uma carga genética, que gera nela uma predisposição, por exemplo, para doenças. Essa predisposição influencia os seus atos.
Este conjunto de características ocorre em um indivíduo. Ele é o resumo desta complexidade. Na medida em que ele entra em contato com o outro, na verdade, ele enfrenta outro conjunto de características complexas e contraditórias. Disto, resulta, como afirmado anteriormente, os fatos. Não há como prever as conseqüências dos contatos sociais.
Alguns acreditam que podem controlar os outros e os fatos. É uma ilusão, afinal, eles não conseguem controlar nem os seus desejos inconscientes e nem as suas contradições "internas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.