quinta-feira, 30 de junho de 2011

PRECISA MUDAR?

Quer mudar? Por quê? Primeiro, deve admitir que existe algo errado. Ninguém muda se está tudo bem. Em segundo lugar, deve encontrar o erro, aquilo que incomoda. Na maioria dos casos, trata-se da ponto do iceberg, aquilo que é o óbvio. A partir daí, um terceiro passo seria descobrir o que estaria oculto. Existe algo como uma pedra no sapato. As pessoas não percebem. Aparentemente, tudo está normal, mas o indivíduo que calça o sapato sabe que não é bem assim. Descobrir o sentido do incômodo significa mexer com o passado. Afinal, como o indivíduo chegou até ali sem perceber "a pedra no sapato"?
Aqui está o principal obstáculo: a maioria tem medo do próprio passado. Esquecer tem sido a solução (ver "Psicopatologia da Vida Cotidiana" de Freud). Na verdade, esquecer, fingir, omitir, dissimular e mentir (para si mesmo ou para os outros) só agrava a situação. Romper com o velho hábito é um problema. Mas se o incômodo já é sentido, não há outro caminho: é necessário analisar por que a pessoa, por exemplo, não tem apetite, não consegue dormir ou não tem uma vida sexual saudável. Alguns fazem vários exames e nada. A razão é simples: a crise emocional não é identificada em exames.
Sim, há um crise e ela é invisível. Admitir é um começo. Não reconhecer o fato é agravá-lo, ou seja, o resultado pode ser um ataque do coração ou um derrame cerebral. Com o passar dos anos, o aumento das frustrações e das cobranças pode levar a pessoa a tal resultado. Muitos estão, sem perceber, a beira do abismo. O corpo dá sinais - insônia, etc -, mas o indivíduo recusa vê-los. O preço da alienação pode ser alto demais. Pense. A escolha é sua.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.