terça-feira, 7 de junho de 2011

EVOLUÇÃO E CIRURGIAS PLÁSTICAS

Mesmo considerando as idéias de Darwin importantes, confesso que nunca gostei do conceito de "evolução" associado ao ser humano. Cada indivíduo carrega uma carga genética e a passa para a geração seguinte, com "melhorias" ou não. Da mesma maneira que você recebe, quando nasce, características positivas e negativas, o mesmo processo deve ocorrer com os seus filhos. Se a sua família apresenta um histórico de doença "x", os médicos costuma alertá-lo que isso poderá acontecer com você também. Não é algo que ocorre necessariamente com cada indivíduo, no entanto, as possibilidades seriam maiores.
Antigamente não havia exame de DNA e a infidelidade feminina era punida com a morte - atualmente, as mulheres ainda são apedrejadas no Irã. Assim, o pai sabia que o filho era seu, sobretudo levando em consideração as características físicas da criança. Hoje, é comum ver os adolescentes que fazem várias cirurgias plásticas, inclusive com o uso de silicone. Muitas vezes, a menina que era a cara do pai, é transformada fisicamente em outra pessoa, mudando o nariz, a boa, os seios, entre os partes do corpo. Os garotos querem ser atraentes também e, além das plásticas, tomam anabolizantes para aumentar, de forma artificial e perigosa, a massa muscular.
O problema não é só dos jovens que querem ser atraentes. Os pais incentivam tais atitudes. Por quê?  Primeiro, se eles mesmo fazem plásticas, ficaria difícil censurar os filhos. Segundo, pode ser que um dos dois não casou necessariamente por causa do amor. Isso leva a pessoa, na prática, a odiar o (a) outro (a). Nem sempre é um processo consciente. Não importa. O resultado é que as plásticas nos filhos serviriam para consertar "defeitos" dos pais. O que, antes, poderia ser um elogio - "você é a cara do seu pai ou da sua mãe", agora é visto como crítica.
Mudar a aparência física normalmente não resolve os problemas psicológicos. Em outras palavras, para criticá-lo, a sua mãe pode dizer: "esse comportamento é típico do seu pai." Tal frase pode irritar o filho, mas é, automaticamente, também uma auto-crítica da mãe, na medida em que ela revela alguma atitude do marido que não aceita. Michael Jackson não aceitava o pai e, provavelmente, nem a si próprio, tanto que fez inúmeras plásticas para parecer "outra pessoa". La Toya Jackson, sua irmã, seguiu seu exemplo e, no final, ficou parecendo a sua versão feminina - com seios siliconados, "naturalmente"...
Em suma, a "evolução" dos homens atinge cada pessoa individualmente e, ao mesmo tempo, influencia o "desenvolvimento" coletivo - como as máquinas que "ajudam" a humanidade em todas as áreas. No filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço", o que diferenciava o macaco do homem, seria justamente a descoberta de que, com instrumentos adequados, ele poderia enfrentar os outros animais e dominar a natureza, o que garantiria a "evolução". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.