domingo, 5 de junho de 2011

MORAR SOZINHO 2*

* Este texto foi publicado anteriormente em: http://profelipe.weebly.com/ 
Uma vez escrevi um texto sobre os adultos que moram com os pais. Fiz uma comparação entre o que acontece no Brasil e a imagem que é passada pelos filmes norte-americanos. Volto a tratar do tema hoje, pensando em outras perspectivas.
Eu sou divorciado e moro sozinho desde o fim do casamento. Fiz essa opção. Não é fácil para quem precisa de companhias no cotidiano, para quem gosta de conversar sobre o dia quando chega do trabalho. Conheço algumas pessoas que, mesmo assim, moram sozinhas, mas por falta de opção. Outras, mesmo sendo independentes do ponto de vista financeiro, não têm filhos, nunca casaram e continuam morando com os pais. Por quê? Alguns assumem que não gostariam de viver sozinhos. Outros justificam a situação, dizendo que precisam cuidar dos pais.
Morar sozinho não significa somente uma independência financeira. É também uma opção pessoal. Quem te ansiedade, deve temer os infinitos riscos de morar sozinho e não ter alguém próximo para ajudá-lo. O indivíduo pode passar mal e ter que resolver tudo sozinho. Pode ter um pesadelo e acordar assustado no meio da noite. Essas coisas acontecem. No entanto, são resolvidas, na maioria dos casos, sem a existência de grandes dramas - a pessoa que vive sozinha nem teria público para isso.
Existe um outro lado. Você tem mais liberdade e autonomia. Quem vai na sua casa, respeita o seu espaço. Se você não quer conversar com alguém, estaria no lugar ideal. Quando realmente precisa, procura um psicoterapeuta, ou seja, paga para conversar com uma pessoa. Tem gente que faz o mesmo quando precisa de sexo. Neste ponto de vista, a vida dos "singles" é mais simples, prática e objetiva.
Fui casado durante muito tempo. Estou divorciado faz mais de quatro anos. Nos dois casos, existem vantagens e desvantagens. É uma questão de escolha e isso depende do momento da sua vida e daquilo que você acredita e considera importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.