segunda-feira, 13 de junho de 2011

"SEXTAPE"

Em 2000, vi num supermercado, em Madri, o vídeo da Pamela Anderson com o então marido Tommy Lee. Estava junto com outros vídeos. O problema era que o conteúdo era particular: tratava-se da intimidade de um casal, num vídeo caseiro. Não se sabe como o vídeo foi parar na internet e, posteriormente, comercializado como um filme qualquer.

Quando surgiu o debate sobre o "bullying", o que era mais ressaltado era o tipo de gravação clandestina - normalmente comprometendo uma pessoa - que , em seguida, era disponibilizada na internet. Recentemente, aqui no Brasil, uma garota teve problemas quando gravou uma dança sensual para a câmera do celular de um amigo e depois ficou sabendo que todos, em sua pequena cidade, tiveram acesso às imagens.

Internet, câmeras digitais modernas em celulares e adolescentes: trata-se de algo que não havia antes e que pode trazer resultados ruins para os envolvidos, além de ficar, como diria aquele humorista, "eternizado na web".

Solução? Nenhuma. Afinal, envolve o instinto do ser humano e não existe lei que possa barrar esse tipo de desejo. O que pode ser feito é educar e tomar medidas de prevenção, mas não existe garantia de que alguém não cometerá uma atitude anti-ética ou mesmo ilegal.

As celebridades costumam ter mais problemas com este tipo de coisa, como foi o caso de Pamela Anderson. Na época, "caiu na rede" o primeiro "sextape" da Paris Hilton. Só de dizer "primeiro", questiona-se até que ponto o ato de deixar o vídeo ir para internet foi um ato involuntário. No referido vídeo, Paris Hilton aparece bem a vontade, posando para a câmera, mais preocupada com o vídeo do que com o parceiro. O rapaz parece um objeto. Tanto é verdade que, num momento, Hilton pára a relação para atender o seu celular.

De 2000 para cá, os "sextapes" das celebridades ficaram comuns. A novidade, atualmente, são as gravações de pessoas comuns, gravadas com ou sem autorização, que são disponibilizadas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.