segunda-feira, 13 de junho de 2011

POR QUE AS PESSOAS SENTEM PENA DOS OUTROS ?

O psicopata possui uma tatuagem de uma dragão nas costas. A marca na boca está associada aos abusos sofridos na na infância. A identificação com o "dragão vermelho" é a fórmula encontrada por ele para tentar superar o trauma. Essa história encontra-se em "Red Dragon".

No filme, diante da reclamação de uma amiga cega - de que ela odiava quando as pessoas tinham pena dela -, ele afirma: "I have no pity". Ele não sente pena e isso, na história, não significaria que ele a mataria. Ocorre o contrário, ela a protege. Então, o que quer dizer "eu não tenho pena"? Ou melhor, por que as pessoas sentem pena dos outros?

Primeiro, focar no outro é não olhar para si. É ainda uma forma de criticar mas sem querer parecer ofensivo.

Segundo, o indivíduo, além de permanecer "bom", ainda se coloca como superior ao outro.

Terceiro, imaginar a gravidade do problema do outro (e ter pena) seria como que resolver a própria dor, ou seja, o sofrimento do outro representaria a resposta para os seus problemas, na medida em que a sua situação não seria tão grave.

Quarto, o verbo "imaginar" é o mais adequado neste tipo de situação, afinal, a pessoa imagina que o outro está mal e que ela está ótima. É uma imaginação baseada em aparências para melhorar a auto-estima !  

Quinto, sentir pena não significa resolver a situação do outro. 

Algumas pessoas "funcionam" mais ou menos como os cavalheiros do apocalipse: elas somente "ganham" vida quando o outro sofre. Em outras palavras, elas precisam das tragédias (dos outros) para mostrar (ou imaginar) o seu valor.

Sentir pena é humano. É impossível não se comover diante de algumas situações. A questão, porém, é usar esse sentimento como uma estratégia de fuga de si e/ou de controle do outro. Cindy Crawford, irritada com os olhares e as observações dos homens nas academias, afirmou: "I'm thinking, Hello? Have you looked in the mirror lately?" Sim, antes de sentir pena do outro, seria interessante dar uma olhada do espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.