terça-feira, 7 de junho de 2011

INSÔNIA E SEXO

Independente da idade, várias pessoas apresentam dificuldades para dormir. De imediato, lembro-me da parte inicial do filme "Clube da Luta": quando você tem insônia, você tem dificuldade de perceber o que seria real ou não... 
Com a idade, claro, aumenta o número de neuroses, o que dificultaria mais o sono do indivíduo, além de produzir pesadelos. Estas neuroses ocorrem, conforme admitia Freud, devido ao conflito entre o desejo básico da pessoa e o seu compromisso com a comunidade, ou seja, instinto individual e responsabilidade social. Em um documento, Carta 105, Freud era claro: "Realidade - realização de desejos. É desse parte de opostos que brota nossa vida mental."
Para superar a insônia, muitos tomam remédios, sobretudo os controlados, aqueles de tarja preta. Funciona bem no início, mas, depois, como qualquer droga, com o uso diário e o aumento das doses, gradativamente, perde o efeito, o que complica ainda mais a situação do indivíduo.
Afinal, algo simples, como dormir, parece algo tão complicado na prática. O que facilitaria esse processo? "A 'precondição essencial' do sono é facilmente reconhecida na criança. As crianças dormem enquanto não são atormentadas por nenhuma necessidade [física] ou estímulo externo (pela fome ou pela sensação de frio causada pela urina). Elas adormecem depois de serem satisfeitas (no seio). Os adultos também adormecem com facilidade 'post coenam e coitum' [depois da refeição e da cópula]."  (FREUD, Processos Primários - o Sono e os Sonhos)
Em outras palavras, dormir é algo necessário e natural. Para tanto, devemos reconhecer e satisfazer as necessidades básicas do corpo. Ou seja, alimentação e sexualidade são problemáticas que devem ser analisadas com atenção pelas pessoas que têm insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.